a

(21) 2556-2999/2225-0522

Encontros Formativos por uma Educação Antirracista

No sábado, dia 08 de junho, demos início aos Encontros Formativos por uma Educação Antirracista, uma parceria entre os grupos de trabalho da professora Fernanda Crespo e da escritora Sonia Rosa. Um dia histórico para a nossa escola, com muitas trocas e aprendizados. Com a presença de diretores, coordenadoras, professores(as) e colaboradores(as), as professoras e doutoras em Educação, Fernanda Crespo, do CEAT, e Thayara de Lima, da UFRJ, falaram sobre os Princípios para uma Educação Antirracista, o primeiro dos quatro encontros de processo de letramento para os(as) integrantes do CEAT.

O evento foi aberto pelo diretor pedagógico, Lucas Hippolito, que falou sobre a importância da atualização em educação antirracista, mesmo com o histórico do CEAT de escola progressista. Ele falou também sobre a urgência do aprender a lidar com situações de racismo. A professora do CEAT, Marlene de Araujo, falou da importância da apresentação, e estudo, de uma África moderna e contemporânea e Patrícia Rocha, responsável pelos eventos do CEAT e por toda a organização do encontro anunciou a criação do Cine Zumbi, onde, em breve, estarão disponíveis, em ambiente online, filmes e vídeos que poderão ser acessados por toda a comunidade ceatiana. A escritora Sonia Rosa, que também integra o projeto, leu o livro “O Menino Nito”.

Os(as) participantes receberam um caderno com temas como: Narrativas de (re)existência e educação antirracista (Amílcar Pereira), Diploma de brancura (Jerry Dávila) e o Texto base do letramento racial (Sonia Rosa). Na parte da tarde, a equipe foi dividida por áreas de conhecimento e os diretores se reuniram com a equipe de administração para a segunda parte da programação. Ao longo dos próximos meses, serão realizados inúmeros encontros sobre educação antirracista.