a

No sábado, dia 08 de junho, demos início aos Encontros Formativos por uma Educação Antirracista, uma parceria entre os grupos de trabalho da professora Fernanda Crespo e da escritora Sonia Rosa. Um dia histórico para a nossa escola, com muitas trocas e aprendizados. Com a presença de diretores, coordenadoras, professores(as) e colaboradores(as), as professoras e doutoras em Educação, Fernanda Crespo, do CEAT, e Thayara de Lima, da UFRJ, falaram sobre os Princípios para uma Educação Antirracista, o primeiro dos quatro encontros de processo de letramento para os(as) integrantes do CEAT.

O evento foi aberto pelo diretor pedagógico, Lucas Hippolito, que falou sobre a importância da atualização em educação antirracista, mesmo com o histórico do CEAT de escola progressista. Ele falou também sobre a urgência do aprender a lidar com situações de racismo. A professora do CEAT, Marlene de Araujo, falou da importância da apresentação, e estudo, de uma África moderna e contemporânea e Patrícia Rocha, responsável pelos eventos do CEAT e por toda a organização do encontro anunciou a criação do Cine Zumbi, onde, em breve, estarão disponíveis, em ambiente online, filmes e vídeos que poderão ser acessados por toda a comunidade ceatiana. A escritora Sonia Rosa, que também integra o projeto, leu o livro “O Menino Nito”.

Os(as) participantes receberam um caderno com temas como: Narrativas de (re)existência e educação antirracista (Amílcar Pereira), Diploma de brancura (Jerry Dávila) e o Texto base do letramento racial (Sonia Rosa). Na parte da tarde, a equipe foi dividida por áreas de conhecimento e os diretores se reuniram com a equipe de administração para a segunda parte da programação. Ao longo dos próximos meses, serão realizados inúmeros encontros sobre educação antirracista.

Abrir conversa
1
💬 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá, como podemos ajudar?