Junte-se à Comunidade Ceatiana!
Clique aqui e venha nos conhecer!
Proposta pedagógica
O Centro Educacional Anísio Teixeira – CEAT – é uma sociedade de trabalhadoras e trabalhadores da Educação, sem fins lucrativos, e tem como finalidade formar estudantes capazes de ser sujeitos de suas vidas, conscientes de suas opções, valores, e agentes sociais comprometidos com a construção de um mundo mais justo e igualitário.
Para isso, o nosso projeto político-pedagógico busca a formação de crianças e jovens capazes de dialogar com as mais diversas áreas de conhecimento, valorizar as diferentes expressões culturais, em especial as manifestações artísticas populares, objetivando uma formação não puramente acadêmica. A indignação com a injustiça e com as diversas opressões como o racismo, machismo, lgbt+fobia, a capacidade de sonhar, planejar e agir na direção de uma sociedade solidária e inclusiva, na qual se articulem ideais de igualdade e respeito às diferenças, são valores estruturais da nossa linha de trabalho.
Nessa perspectiva, o desafio do CEAT está em estimular o potencial transformador das práticas educativas, levando estudantes e todos os envolvidos no processo de ensinar e aprender – professores e funcionários – a uma constante reflexão sobre o estar no mundo e as possíveis ações inerentes à esfera individual e coletiva. Isso significa dizer que a escola é lugar privilegiado para essa ação de refinar o olhar sobre as diferentes realidades e pensar possíveis formas de atuação para corrigir as desigualdades.
Em pleno século XXI, não mais se pode imaginar um projeto educativo que deixe de problematizar o papel da mídia e das redes sociais, as consequências devastadoras do consumismo exacerbado, da relação nefasta com a natureza e as decorrentes mudanças climáticas que vivenciamos, da valorização excessiva de bens materiais, do culto a um padrão estético escravizante, formas de dar significado à vida com atividades alienantes. Também não se admite um projeto de escola que não se prepare para incluir os diferentes tipos de alunos, com dificuldades ou não na aprendizagem, pertencentes a essa ou aquela classe social. É exatamente a convivência com essas diferenças que tem fortalecido o projeto ceatiano.
Sendo o CEAT parte de uma sociedade de trabalhadores, seu funcionamento pressupõe relações democráticas, exigindo maior responsabilidade e constante atualização de todos que participam do cotidiano dessa escola. Esse engajamento, esse compromisso coletivo necessariamente atinge estudantes e responsáveis, reforçando os princípios éticos e políticos que norteiam a nossa ação.